UE mobilizada para ajudar na formação do Governo de União na Líbia

UE (DR)
UE (DR)
UE (DR)

A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Estrangeira e Segurança, Federica Mogherini, reuniu-se terça-feira à noite no Cairo, a capital egípcia, com o primeiro-ministro designado do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al-Saraj, para analisar os meios de apoiar os esforços visando a formação deste Governo.

De acordo com o site Internet da UE, a reunião permitiu examinar a « situação na Líbia durante este período crítico e os esforços para a busca de uma concórdia sobre um Governo de Reconciliação Nacional em conformidade com os resultados alcançados pelo representante especial das Nações Unidas, Bernardino Leon ».

As duas partes trocaram pontos de vista sobre o apoio possível da UE à Líbia enquanto a responsável europeia exprimiu a vontade da sua organização de apoiar o novo Governo líbio se um acordo entre as partes líbias for concluído.

Mogherini e al-Saraj exprimiram a sua preocupação pelos riscos que correm o povo líbio e toda a região se não se chegar a um acordo sobre o novo Governo nos próximos dias, advertindo de “graves consequências potenciais que esperam os Líbios se a divergência perdurar”.

A alta representante da UE para a Política Estrangeira e Segurança manteve uma conversa telefónica, em Outubro último, com al-Saraj após a sua designação para o informar sobre a disponibilidade da organização europeia para apoiar o novo Governo da Líbia uma vez formado. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA