Turquia prepara-se para entregar corpo de piloto do avião abatido à Rússia

(DR)
(DR)
(DR)

O corpo do piloto morto após a Turquia derrubar um jacto russo foi levado para território turco na noite de sábado, e está ser preparado para ser entregue à Rússia, disse o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

O corpo está ser tratado de acordo com a tradição ortodoxa, disse Davutoglu, em uma entrevista em Ankara neste domingo, antes de viajar a Bruxelas para uma reunião com os líderes da União Europeia.

Ele não disse como o corpo foi entregue em Hatay, no sul da Turquia, mas afirmou que um adido militar da Rússia iria se deslocar para lá no domingo, como parte dos procedimentos.

As relações entre a Turquia e a Rússia têm se deteriorado desde o incidente de terça-feira, com a Rússia impondo no sábado sanções económicas e a revogação de um acordo de isenção de vistos.

Enquanto isso, a Turquia tem procurado esfriar as tensões, vendo na conferência de clima em Paris nesta semana uma oportunidade para reatar os laços.

Davutoglu disse que, com diferentes coligações a operar na Síria com objectivos diferentes, incidentes semelhantes ao do derrube do jacto russo poderiam acontecer, a menos que haja partilha de informações e coordenação.

Os Estados Unidos e outros aliados, incluindo a Turquia, assim como a Rússia estão a realizar campanhas aéreas contra o Estado Islâmico e outros grupos.

Rússia e a Turquia têm se acusado mutuamente de ajudar o Estado Islâmico, mas ambos dizem que estão a lutar contra os militantes do EI. (reuters.com)

por Dasha Afanasieva

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA