Turquia: AKP de Erdogan reconquista maioria absoluta

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recuperou a maioria absoluta que perdeu nas legislativas de junho.O partido pró-curdo HDP consegue passar a barreira dos 10% e entra no Parlamento.

Contados mais de 99% dos votos das eleições antecipadas deste domingo, o AKP seguia na frente com 49,4%. O Partido Republicano do Povo (CHP), principal força da oposição, somava 25,4%. O Partido de Ação Nacionalista (MHP), de Devlet Bahçeli, tinha 12%.

Como esperado, o Partido Democrático dos Povos (HDP)conseguiu ultrapassar a barreira dos 10% para entrar no Parlamento. A formação pró-curda, de Selahattin Demirtas, contava com 10,7% dos sufrágios.

O HDP reconheceu que os resultados eleitorais foram “dececionantes”, mas afirma que são o “resultado de uma política deliberada de polarização da parte do presidente” Erdogan.

Com estes resultados, o AKP chega à maioria absoluta (276), ficando com 316 dos 550 deputados do Parlamento. O CHP elege 134. O MHP fica com 41 mandatos e o HDP forma um grupo com 59 deputados.

(Euronews)
(Euronews)

O AKP reconquista a maioria absoluta mas fica aquém dos 330 deputados necessários para submeter a referendo propostas de alterações à constituição, como é desejo de Erdogan, que quer instaurar um regime presidencialista na Turquia.

“É um dia de vitória para a democracia”, comentou o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu perante milhares de apoiantes do AKP, em Konya. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA