Sobretaxa IRS: “Meia-verdade aparece como uma mentira completa”

(DR)
(DR)
(DR)

Manuela Ferreira Leite escreveu este sábado, no semanário Expresso, uma opinião crítica relativamente à “hipotética devolução da sobretaxa de IRS”.

Para Manuela Ferreira Leite, o Orçamento para 2015 contém uma norma “inédita” que se baseia numa “mera hipótese a contemplar num orçamento futuro”. Trata-se da “hipotética devolução da sobretaxa de IRS”.

A antiga ministra das Finanças descreve esta promessa eleitoral como “encapotada” porque a “prometida devolução da sobretaxa de IRS em 2016 estava associada ou indexada à efectiva cobrança de receita de IRS e IVA no corrente ano”.

“O perigo destas estratégias é que uma meia-verdade apareça como uma mentira completa”, atirou Ferreira Leite, acrescentando que o “estímulo torna-se num engano”.

Afinal, aponta a antiga responsável pela pasta das Finanças, “a receita que se dizia estar a ser cobrada, especialmente a do IVA, era uma receita bruta que não incluía os montantes que tinham de ser devolvidos, prática de resto muito lesiva para os contribuintes, mas determinante para ‘compor’ a informação estatística”. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA