Secretario executivo da CPLP em Luanda para festa da independência

Secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)
Secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)
Secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Isaac Murargy, chegou na manhã de hoje (segunda-feira), a Luanda, onde vai participar na cerimónia alusiva aos 40 anos da independência de Angola, que se assinala a 11 de Novembro.

Murade Murargy disse, à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, que “sendo Angola um grande parceiro da CPLP e na qualidade de secretário-executivo da comunidade, não tinha como ficar de fora desta grande festa dos 40 anos da independência de Angola”.

Sobre o actual estado da organização, adiantou que a CPLP está “viva” e no bom caminho, a discutir vários dossiês, em preparação aos 20 anos de existência da instituição que se assinalam no próximo ano.

“Precisa-se de se dar uma nova vitalidade à CPLP, na medida em que, actualmente, a organização está numa fase decisiva, onde se estão a discutir os objetivos e prioridades da organização para os próximos 10 a 15 anos”, afirmou.

Considerou que os problemas em alguns países membros enfrentam acabam por se refletir também na organização, mas apesar deste facto, “a CPLP está bem … Isso não nos leva a pensar que não vamos bem”, apenas que estas situações nos inspiram na procura de soluções.

Em Luanda está também, desde esta manhã, o antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, a fim de participar na festa do 11 de Novembro.

Os dois convidados foram recebidos, no aeroporto, pelo diretor do gabinete da CPLP e PALOP do Ministério das Relações Exterior, Oliveira Enconje.

Para participar no acto central das comemorações dos 40 anos da Independência Nacional, são esperados 100 convidados VIP entre Chefes de Estado e de governos ou seus representantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA