Rússia fecha contrato de entrega de mísseis ao Irão

(Foto de Costas Metaxakis/AFP)
(Foto de Costas Metaxakis/AFP)
(Foto de Costas Metaxakis/AFP)

O grupo público russo de armamento Rostekhnologuii (Rostec) anunciou nesta segunda-feira a assinatura do contrato de entrega a Teerão de mísseis de defesa antiaérea S-300, cuja venda havia sido suspensa pelas sanções da ONU contra o Irão.

“A Rússia assinou com o Irão um contrato de entrega de mísseis de defesa antiaérea S-300”, declarou o director-geral da Rostec, Serguei Tchemezov, citado em comunicado publicado no site do grupo.

“O contrato entre a Rússia e o Irão sobre a entrega de mísseis S-300 volta a estar em vigor”, explica Rostec, precisando que Teerão receberá uma versão “modernizada e actualizada” desses mísseis, já que o contrato inicial era de 2007, com o modelo da época.

O contrato foi suspenso em 2010 pelo então presidente russo Dimitri Medvedev, em aplicação da resolução 1929 da ONU que sancionava Teerão por seu controverso programa nuclear.

No entanto, Vladimir Putin suspendeu a proibição em Abril, após o acordo-quadro assinado em Lausana sobre o programa nuclear iraniano entre as grandes potências e Teerão, que em Julho resultou em um acordo definitivo.

Sua decisão gerou a indignação de Israel, e também desagradou as potências ocidentais.

O grupo public Rostec não informou a data de entrega dos mísseis. (afp.com)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA