Roch Marc Kaboré está na frente nas eleições presidenciais no Burkina Faso

Roch Marc Kaboré, candidato à presidência do Burkina Faso. (REUTERS/Joe Penney)
Roch Marc Kaboré, candidato à presidência do Burkina Faso. (REUTERS/Joe Penney)
Roch Marc Kaboré, candidato à presidência do Burkina Faso.
(REUTERS/Joe Penney)

A primeira volta das eleições presidenciais decorreu ontem no Burkina Faso com 14 candidatos. Hoje estão a cair as primeiras tendências.

Roch Marc Kaboré está na frente na eleições presidenciais no Burkina Faso. Esta segunda-feira, foram contabilizados 45% dos votos das 368 cidades do país.

Com estes resultados provisórios, comunicados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente, Roch Marc Kaboré, antigo primeiro-ministro, acumula 55,3% dos votos contra 28,7% do seu adversário principal, Zéphirin Diabré.

Se esta tendência for confirmada, Roch Marc Kaboré será eleito logo na primeira volta das eleições presidenciais.

Quatorze candidatos estavam na corrida para chegarem à presidência do país mas os observadores admitiam que só dois podiam vencer Roch Marc Kaboré, do Movimento do Povo para o Progresso (MPP), que foi primeiro-ministro do antigo Presidente Blaise Compaoré, e Zéphirin Diabré, homem de negócios que está à frente da União para o Progresso e a Mudança (UPC).

De referir que cerca de 18 milhões de habitantes estavam à espera esta segunda-feira dos resultados das eleições presidenciais. O Burkina Faso vai ter um novo presidente após 27 anos sob o regime de Blaise Compaoré. (rfi.fr)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA