Primeiro-ministro do Mali em Angola para festa da independência

Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita (Foto: Emile Kouton)
Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita (Foto: Emile Kouton)
Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita (Foto: Emile Kouton)

O primeiro-ministro da República do Mali, Modibo Keita, chegou, na tarde desta segunda-feira, a capital angolana, a fim de participar nas comemorações alusivas aos 40 anos da independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o primeiro-ministro recebeu cumprimentos de boas-vindas do secretário de Estado das Relações Exterior, Manuel Augusto, e de membros da missão diplomática daquele país acreditados em Angola.

Em breves declarações à imprensa, o governante maliano disse sentir-se satisfeito por se deslocar a Angola para representar o seu país e o Chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, nas actividades ligadas ao dia da independência nacional de Angola.

“É um dever para nós estarmos nesta festa na qualidade de país irmão e estamos muito satisfeitos pelo que Angola tem vindo a realizar em prol paz no continente; estamos igualmente satisfeitos com Angola, por ocupar o lugar de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU e pelo que tem vindo a fazer para a promoção da paz no Mali”, sublinhou.

Segundo, Modibo Keita, a ocasião vai servir igualmente para agradecer ao governo angolano pela hospitalidade que tem prestado aos cidadãos malianos residentes em Angola, “pelo que felicitamos a vocação pan-africanista que Angola apresenta”, desejando uma contínua cooperação bilateral.

Ainda no aeroporto, o primeiro-ministro manteve um breve encontro com alguns membros da comunidade maliana residentes na capital do país e que se deslocaram ao recinto aeroportuário para o saudar.

Com o mesmo objectivo, chegaram hoje a Luanda o vice-ministro das Relações Exteriores do Ghana, Leslie Christian, e o secretário-geral da Comunidade Económica da África Central (CEEAC), Ahmad Allam-Mi. (angop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA