Presidente moçambicano aguardado em Luanda para visita de estado

Presidente de Moçambique,Filipe Nyusi (Foto: Angop)
 Presidente de Moçambique,Filipe Nyusi (Foto: Angop)

Presidente de Moçambique,Filipe Nyusi (Foto: Angop)

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, é aguardado hoje, domingo, em Luanda, para uma visita de estado que vai decorrer de 8 à 10 do corrente, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.

Filipe Nyusi, que se faz acompanhar de uma delegação integrada por alguns ministros e empresários do seu país, tem previsto, no seu programa de trabalho que inicia segunda-feira, um encontro privado com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

O ponto alto da sua agenda será marcado pela abertura formal das conversações oficiais entre delegações ministeriais de Angola e Moçambique, onde José Eduardo dos Santos e Filipe Nyusi irão discursar na mesma sessão.

Dentre outras actividades na capital do país, o líder moçambicano vai participar numa sessão solene especial da Assembleia Nacional onde vai discursar, orientará um fórum económico empresarial Angola/Moçambique, outro com a comunidade moçambicana residente na província de Luanda, bem como tem programado visitas à Refinaria de Luanda e àa Base da Sonils, ligada à empresa petrolífera angolana Sonangol.

Ainda no cumprimento da sua agenda, Filipe Jacinto Nyusi visitará o memorial do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, na Praça da República, onde vai depositar uma coroa de flores em memória desta figura histórica angolana já falecida, “pai” da independência nacional.

Angola e Moçambique, países africanos de língua oficial portuguesa, são membros da CPLP e SADC e mantém relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico, comercial e cultural. (portalanhgop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA