Presidente da República visita projecto agrícola de Quiminha

Jose Eduardo dos Santos (Fotos de Francisco Miudo/Arq)
Jose Eduardo dos Santos (Fotos de Francisco Miudo/Arq)
Jose Eduardo dos Santos (Fotos de Francisco Miudo/Arq)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chegou ao princípio da tarde de hoje ao município de Icolo e Bengo, para inteirar-se da implantação do Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola da Quiminha.

Acompanham o Chefe de Estado, que foi saudado por centenas de munícipes, o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, e distintos membros do Executivo angolano.

Iniciado em 2012, o projecto compreende uma área de cinco mil hectares entre as comunas de Cabiri e Bom Jesus, localizadas a cerca de 60 quilómetros a norte de Luanda, e a cada família de camponeses serão atribuidos 3 hectares de terra para cultivo.

O director-geral do Gabinete de Aproveitamento hidro-agrícola da Quiminha, engenheiro Ernesto Chicucuma, estimou à Rádio Nacional de Angola a produção, numa primeira fase, de cerca de 40 mil toneladas de produtos. Para o fim da segunda fase prevê que se produzam cerca de 100 toneladas/ano.

Além da produção agrícola preconiza-se a produção de 22 milhões de ovos, disse a fonte, acrescentando que a grande vantagem do “megaprojecto” estará na facilidade de comercialização dos produtos.

O projecto contempla uma área de dois mil 300 hectares de terras aráveis para 10 fazendas, sistema de captação, bombagem e distribuição de água.

Está igualmente prevista a preparação de uma área adicional de dois mil 700 hectares para o desenvolvimento de 54 fazendas, cada uma com 50 hectares, assim como a construção de um assentamento para 310 famílias, que inclui infra-estrutura sociais, como escolas, serviços de saúde, quadras de jogos, entre outros. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA