Presidente da CEAST apela à reflexão no aniversário da independência

Dom Gabriel Mbilingui -Presidente da CEAST (Foto: Lucas Neto)
Dom Gabriel Mbilingui -Presidente da CEAST (Foto: Lucas Neto)
Dom Gabriel Mbilingui -Presidente da CEAST (Foto: Lucas Neto)

O presidente da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), Dom Gabriel Mbilingi, convidou, nesta quarta-feira, aos angolanos a transformarem a celebração dos 40 anos de independência nacional, que se assinala a 11 de Novembro, num momento de reflexão.

O prelado, que falava na cerimónia de abertura da II plenária deste órgão, relativo ao ano de 2015, disse ser necessário que se faça uma avaliação deste percurso para, em função disso, “corrigir-se o mal e potenciar o bem, de forma a olhar para o futuro com esperança”.

Dom Gabriel Mbilingi afirmou que são muitas as alegrias e desafios, com a consolidação da paz, a reconciliação nacional, a implementação de uma verdadeira democracia, justiça social, educação e saúde.

Acrescentou que o sucesso ao longo desse tempo cinge-se também na promoção das liberdades e dos direitos dos cidadãos para que os frutos da independência nacional, conquistada com tanto sacrifício, cheguem a todos os sectores e a todos os angolanos sem excepção.

O presidente da CEAST enfatizou o facto de a plenária acontecer a poucos dias do aniversário da independência nacional e ao longo deste tempo os angolanos, conquistaram a sua soberania política e económica.

O também Bispo da Diocese da Huíla anunciou que a plenária da CEAST que decorre até ao dia 10, vai eleger o novo presidente da organização e bispos que farão parte dos novos corpos directivos.

Por outro lado, fez saber que dos assuntos agendados, figuram a preparação da Assembleia Plenária do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar, a realizar-se, pela primeira vez, em Angola, em Julho de 2016. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA