Polícia detém cidadão nacional com 300 pedras de diamantes em Xá-Muteba

Diamantes (Foto: Pedro Parente/ilustração)
Diamantes (Foto: Pedro Parente/ilustração)
Diamantes (Foto: Pedro Parente/ilustração)

A Polícia Nacional deteve, nas últimas 24 horas, no município de Xá-Muteba, província da Lunda Norte, um cidadão angolano que tinha em sua posse 300 pedras de diamante

O porta-voz do Comando Geral da corporação, comissário Aristófanes dos Santos, em declarações à Angop, afirmou que os diamantes estavam em posse de um homem de 58 anos de idade que foi interpelado pelas forças da ordem em serviço na zona.

Entretanto, a polícia registou 60 crimes diversos e deteve preventivamente 50 supostos criminosos.

Os maiores índices ocorreram em Luanda com oito casos, sete em Benguela, seis no Huambo, cinco na Huíla e igual número em Malanje.

Entre os crimes constam um homicídio voluntário, uma violação sexual, actos de desacato e vandalismo, roubos, posse ilegal de diamante e furtos.

Destacou o acto de desacato e vandalismo praticado por 14 elementos, já detidos, com idades compreendidas entre 17 e 50 anos, quando realizavam uma actividade cultural (maratona), sem autorização, defronte ao Comando Municipal da Polícia Nacional de Ambaca, no Cuanza Norte.

Nas acções de confronto, as forças da ordem apreenderam quatro armas de fogo, uma viatura e 182 motociclos.

Quanto aos acidentes, de acordo com o responsável, foram registados 34 casos, com quatro mortos e nove feridos.

As províncias com maiores casos de acidentes foram Benguela com oito casos e igual numero de feridos, seguido da Huíla com três sinistros rodoviários com dois mortos .

Durante a operação “ Intermitente” na Lunda- Norte foram recolhidos 155 cidadãos estrangeiros, por estadia e extracção ilegal de diamantes, bem como a apreensão de uma viatura, quatro motociclos, 12 moto-bombas, três mangueiras de moto-bomba, cinco peneiras de lavagem de cascalho, 11 pás e uma bóia.

Na fronteira norte com as províncias de Cabinda, Zaire e Lunda- Norte, a polícia deteve 43 elementos da República Democrática do Congo ( RDC), por tentativa de transposição para o lado angolano.

Por contrabando de combustível, fez saber, procedeu-se a apreensão de 5.485 litros de gasóleo, em posse de um angolano

Por sua vez o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou nove ocorrências, com três vítimas mortais, por afogamentos, sendo dois num rio, no Bié, e outro numa cacimba, em Malanje, seis incêndios e evacuação de 30 cidadãos para unidades hospitalares públicas e privadas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA