Partido de Suu Kyi conquista maioria absoluta no parlamento em Mianmar

(AFP)
(AFP)
(AFP)

O partido da opositora Aung San Suu Kyi obteve nesta quinta-feira a maioria absoluta no novo parlamento, o que permitirá que forme o próximo governo e inicie uma mudança política histórica em Mianmar.

Segundo os últimos resultados comunicados pela comissão eleitoral, a Liga Nacional para a Democracia (LND) obteve 348 cadeiras e, por isso, será maioria, apesar da presença de um quarto de deputados militares não eleitos.

A vitória do partido de Aung San Suu Kyi deixa poucos lugares para os demais partidos, em particular o partido no poder, herdeiro da junta militar que governou o país nas últimas décadas.

Na véspera, os militares asseguraram uma transição pacífica no país.

O poderoso comandante do exército, Min Aung Hlaing, prometeu em uma mensagem no Facebook “cooperação com o novo governo durante o período pós-eleitoral” e felicitou o partido de Suu Kyi, algo parecido com o que já havia feito o presidente Thein Sein.

Mianmar está há mais de meio século sob o comando dos militares, primeiro sob a direcção de uma junta e, desde 2011, com um governo em parte civil, mas dirigido por aliados dos generais. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA