Papa copta viaja a Jerusalém pela primeira vez em décadas

(Foto de خالد دسوقي/اف ب/Arquivos)
(Foto de خالد دسوقي/اف ب/Arquivos)
(Foto de خالد دسوقي/اف ب/Arquivos)

O papa copta ortodoxo Tawadros II viajou nesta quinta-feira do Egipto para Jerusalém, onde assistirá ao funeral do arcebispo de Jerusalém e do Oriente Médio, o padre Abraham, anunciou o porta-voz da Igreja.

Esta é a primeira visita do titular do cargo à cidade em décadas.

Apesar do Egipto ter assinado um tratado de paz com Israel em 1979, o antecessor de Tawadros II, o papa copta Shenuda III, falecido em 2012, depois de ter comandado a igreja durante 40 anos, havia proibido os fiéis de visitar Jerusalém antes de uma solução para o conflito israelita-palestiniano.

Seu predecessor, Cyrill VI, que liderou a instituição religiosa de 1959 a 1971, também não visitou Jerusalém, segundo indicou à AFP o porta-voz Bulus Halim.

O papa copta Tawadros II “visitará Jerusalém para o funeral e nada mais”, ressaltou o porta-voz. “A posição da Igreja continua a mesma”, ressaltou.

Apesar da proibição aos coptas, dezenas de peregrinos visitam Jerusalém a cada ano, principalmente por ocasião da Páscoa ortodoxa.

Os coptas ortodoxos representam de 6 a 10% da população egípcia e constituem a mais importante comunidade cristã do Oriente Médio. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA