Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe em Luanda

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Simbarashe Mumbengegwi (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Simbarashe Mumbengegwi (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Simbarashe Mumbengegwi (Foto: Pedro Parente/Arquivo)

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Simbarashe Mumbengegwi, chegou ao princípio da tarde de hoje (terça-feira), a Luanda, para, em representação do Presidente da República, Robert Mugabe, participar das festividades dos 40 anos da independência nacional que se assinalam a 11 de Novembro.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o diplomata zimbabwano, que não prestou declarações à imprensa, foi recebido pelo embaixador do seu país em Angola, Ngoni Francis Sengwe, e por outras individualidades.

Delegações de altos de dirigentes da da República da África do Sul e do Congo Brazzaville chegaram também hoje a Luanda, antecipando a vinda dos respectivos Chefes de Estado designadamente Jacob Zuma e Dennis Sassou Nguesso, que têm garantida presença nas comemorações.

Em Luanda, estão já os Chefes de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, Guiné-Bissau, José Mário Vaz, os primeiros-ministros do Mali, Modibo Kieta, e de Cabo Verde, José Maria Neves, o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Salvador Valdez Messa, e o secretário Executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy.

Também para os 40 anos da independência nacional chegaram segunda-feira o vice-ministro das Relações Exteriores do Ghana, Leslie Christian, o secretário-geral da Comunidade Económica da África Central (CEEAC), Ahmad Allam-Mi, e o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano.

A independência de Angola foi proclamada, à meia-noite, do dia 11 de Novembro de 1975, por António Agostinho Neto, primeiro Presidente da então República Popular de Angola. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA