Malta alberga cimeira UA-UE sobre imigração

(DR)
(DR)
(DR)

A cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e da União Europeia (UE) sobre a problemática da imigração, realiza-se quarta e quinta-feiras em Malta, anuncia um comunicado oficial europeu.

O objetivo desta reunião é estudar as vias e os meios de conter o fluxo em massa e sem precedentes dos migrantes que chegam à Europa há alguns meses.

Organizações internacionais, nomeadamente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional das Migrações (OIM) e a Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) participarão nestes trabalhos.

Durante a reunião, a UE apresentará o Fundo Fiduciário de Emergência de um bilião e 800 milhões de euros constituídos recentemente e que serão colocados à disposição de três regiões africanas donde provêem o maior número de migrantes africanos para a Europa e que são a região Sara e Tchad, o Corno de África e a África do Norte.

O Fundo Fiduciário de Emergência deve permitir desembolsar recursos financeiros que serão disponibilizados aos países destas regiões para financiar programas visando prevenir a emigração para a Europa.

Estes programas visarão, nomeadamente, a formação dos jovens, a criação de empresas e o desenvolvimento económico em geral. (panapress.com)

por PANA AK/JSG/FK/IZ

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA