Lunda Sul: Responsável apela aos professores mais dedicação

Lunda Sul: Isaías Sacagima - Director provincial da educação, ciência e tecnologia (Foto: Helder Dias)
Lunda Sul: Isaías Sacagima - Director provincial da educação, ciência e tecnologia (Foto: Helder Dias)
Lunda Sul: Isaías Sacagima – Director provincial da educação, ciência e tecnologia (Foto: Helder Dias)

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia da Lunda Sul, Isaías Sacagima, apelou hoje, sexta-feira, em Saurimo, aos professores mais dedicação, empenho e honra aos compromissos assumidos, de forma a elevarem a qualidade do sistema de ensino e aprendizagem na região.

O responsável fez esse pronunciamento aquando da sua intervenção no acto provincial, antecipado, do Dia Nacional do Educador, assinalar-se a 22 deste mês, tendo referido que os professores devem exercer com brio, profissionalismo e espírito de missão a sua missão de educar.

“Sabemos e reconhecemos a existência de um grande número de professores muito dedicados e empenhados que vão contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na região, pelo que, encorajamos os mesmos a continuarem com este espírito patriótico”, ressaltou.

Defendeu a necessidade de se criar mecanismos para aumentar e dinamizar a participação dos pais e outros encarregados de educação nos programas das escolas.

Advertiu, por outro lado, que a sua direcção está centrada no combate à corrupção e ao assédio sexual nas escolas, por isso exortou aos directores e inspectores escolares a redobrarem a vigilância.

Os gestores escolares, frisou, devem acompanhar sistematicamente a actividade dos docentes, com vista a melhorarem o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

A 22 de Novembro de 1977, o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização, na fábrica Textang II, em Luanda, e ficou registada na história do país como a data consagrada ao professor.

Em 1978, a data foi institucionalizado como o Dia Nacional do Educador. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA