Luanda: Autoridades da Ingombota preparam festa da Nossa Senhora do Cabo

Ilha de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Ilha de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Ilha de Luanda (Foto: Pedro Parente)

As autoridades administrativas do distrito urbano da Ingombota, em Luanda, realizam a próxima edição da Festa da Nossa Senhora do Cabo (Festa da Ilha), no período de oito a 15 deste mês.

O administrador da comuna da Ilha do Cabo, Paulo Neto, em declarações à Angop referiu que constam do leque de actividades momentos sócio-culturais e desportivos e de devoção a santa da ilha.

No âmbito destas festividades, será realizada uma exposição de artes e cultura, homenagem a Peixeira e ao Pescador com deposição de coroas de flores nas suas estatuas e uma procissão de velas e vigília de oração, na igreja Cáis da Marinha na Paróquia da Nossa Senhora do Cabo.

“ Um torneio de Vela, na baía de Luanda, futebol de praia e voleibol, um banquete no Marítimo da Ilha, bem como desfiles de trajes típicos do povo ilhéu, bailes e shows musicais, em restaurantes e discotecas da localidade” constam do leque de actividades.

A Ilha do Cabo, geralmente conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, em Angola, composto por uma estreita língua de terra com sete quilometro de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

A Ilha de Luanda é por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo encontrar-se na comuna uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

Na ilha está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

A Ilha de Luanda, faz parte do município da Ingombota, província de Luanda, e tem as comunas da Ingombota, Kinanga e Ilha do Cabo. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA