Karaté-Dó: Federação aposta na massificação e desenvolvimento da modalidade

Germano Gomes - Presidente Federação Karate-Dó (Foto: António Escrivão)
Germano Gomes - Presidente Federação Karate-Dó (Foto: António Escrivão)
Germano Gomes – Presidente Federação Karate-Dó (Foto: António Escrivão)

A Federação de Karate-Dó está apostada em massificar e desenvolver a modalidade no país, com objectivo de tornar-se, a médio prazo, numa referência no continente.

A pretensão foi manifestada hoje, segunda-feira, à Angop, na província do Huambo, pelo presidente da Federação, Germano Gomes, que testemunhou, no sábado, a disputa, nesta região do país, do 24º campeonato nacional sénior masculino de Karaté-Dó, conquistado pela equipa da Banca da província de Luanda

Neste momento, segundo ele, o país possui 4500 atletas federados, cifra que poderá aumentar consideravelmente, com a implementação do programa de massificação.

O dirigente federativo informou que, apesar da modalidade se fazer sentir em todas as províncias do país, a Federação está a trabalhar no sentido de, cada vez mais, tornar as competições mais abrangentes e competitivas, uma vez que actualmente poucas províncias participam nos campeonatos nacionais.

Germano Gomes esclareceu que a federação existe para ajudar as associações e clubes, mas, para que tal facto aconteça, é necessário que haja factos que justifiquem a sua intervenção, devendo, por este motivo, as associações e núcleos nas províncias trabalharem mais para o desenvolvimento da modalidade e fornecerem atletas para as selecções nacionais.

O responsável reiterou ainda o compromisso do órgão que dirige continuar a trabalhar para desenvolver a modalidade em todos os escalões, quer em feminino, quer em masculino.

Participaram no 24º campeonato nacional sénior masculino de Karaté-Dó seis equipas e dois mistos provinciais, num total de 130 atletas. As formações da Macovi e do Vila Clotilde, também da província de Luanda, completaram o pódio, ao ocuparem a 2ª e 3ª posição da prova. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA