Governador Alckmin recebe ministro das Relações Exteriores da Itália

(veja.abril.com.br)
(veja.abril.com.br)
(veja.abril.com.br)

Investimentos e cultura serão tratados no encontro

O governador Geraldo Alckmin recebe, nesta quarta-feira (04), o ministro das Relações Exteriores da Itália Paolo Gentiloni. A pauta da reunião, que acontece às 18h no Palácio dos Bandeirantes, gira em torno de assuntos culturais e o interesse italiano em investimentos nas áreas de infraestrutura, logística, energia e recursos naturais do estado.

Antes da reunião, o chanceler e o presidente do Trienalle Design Museum, professor Arturo Dell´Acqua Bellavitis,  apresentam as possibilidades de participação na 21ª edição da Exposição Internacional da Triennale di Milano em palestra no Museu da Casa Brasileira, da Secretaria da Cultura do estado paulista. A palestra é voltada aos profissionais de design, instituições públicas e privadas e estudantes.

Além de Alckmin e Gentiloni, participam do encontro, o vice-governador de São Paulo Márcio França, os secretários da Casa Civil e da Cultura Edson Aparecido e Marcelo Mattos Araújo respectivamente, a embaixadora Elisabetta Belloni, o embaixador da Itália no Brasil Raffaele Trombetta e a cônsul geral da Itália em São Paulo Michele Pala, entre outras autoridades.

Itália em São Paulo

Das cerca de 450 empresas italianas que operam no Brasil, mais da metade estão em São Paulo. O estado abriga a maior comunidade italiana fora da Itália. Aproximadamente 12 milhões de italianos e seus descendentes vivem em São Paulo, o que representa 30% da população.

O estado recebeu, no século 19,  70% dos imigrantes italianos que foram trabalhar na lavoura de café e substituíram os negros nas plantações. Além da marca econômica, os italianos influenciaram hábitos alimentares do paulista com a introdução do macarrão, da pizza e do vinho.

2015 é o ano da Itália na América Latina e vários eventos estão sendo realizados em São Paulo para lembrar a data. Entre eles, a palestra da Trienal em Milão, a 4ª Semana da Cozinha Regional Italiana e a Semana da Língua Italiana no Mundo. (artigo enviado à nossa redacção com pedido de publicação)

Assessoria Especial para Assuntos Internacionais

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA