Georges Chikoti reúne com embaixadores africanos acreditados nos EUA

Ministro das Relacões Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Picasa)
Ministro das Relacões Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Picasa)
Ministro das Relacões Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Picasa)

O Ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reuniu quinta-feira em Washington com o grupo dos diplomatas africanos acreditados junto do Estado americano.

No encontro inserido no programa da visita de trabalho do chefe da diplomacia angolana aos Estados Unidos da América foram abordadas questões que marcam a agenda africana no mundo.

Os diplomatas africanos elogiaram e reconheceram o papel da diplomacia angolana na resolução e prevenção de conflitos mas, apelaram para uma maior intervenção no apoio que tem vindo a proporcionar para a estabilidade na RCA, e nas acções para combater o terrorismo
praticado pelo Boko Haram na Nigéria , Níger, Chad e Camarões.

“Angola pode e tem capacidade para fazer mais ainda para se acabar com focos de tensão em várias zonas do continente africano”, concluíram os embaixadores africanos em Washington.

Georges Chikoti já manteve encontro com o secretário de Estado norte-americano John Kerry, que defendeu a continuidade de Angola presidir a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos assumida em Janeiro de 2013, por um período de dois anos, devido ao papel positivo que tem vindo a desempenhar.

Em relação ao Burundi, os EUA pediram que Angola intervenha no sentido de usar a sua influência no continente, para que este país consiga cooperar com a comunidade internacional.

No encontro, John Kerry, demonstrou a vontade de ambos os países continuarem a partilhar opiniões sobre vários temas, de entre os quais o terrorismo internacional, refere uma nota, acrescentando que a parte americana encorajou os esforços empreendidos por Angola em prol do seu desenvolvimento e também pela maneira como está a conduzir o processo de julgamento dos 17 arguidos acusados de Actos Preparatórios de Rebelião.
Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participou nesta quarta-feira, em Washington (EUA), na terceira edição da Conferência “Angola Day”, que marcou o encerramento das actividades alusivas aos 40 anos da Independência Nacional.

O evento foi organizado pela Embaixada de Angola nos EUA, em parceria com o Programa para África do Woodrow Wilson Center e a Câmara de Comércio EUA-Angola, em Washington, D.C.

Subordinado ao tema “Angola 40 Anos – Progresso, Desafios, e o Futuro”, teve como oradores principais Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA, e Helen La Lime, embaixadora dos EUA em Angola. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA