G20 está determinado a obter acordo na COP21 que respeite meta de 2ºC

Laurent Fabius (AFP)
Laurent Fabius (AFP)
Laurent Fabius (AFP)

Os líderes do G20 estão determinados a alcançar um acordo na COP21 de Paris que respeite o objectivo de limitar o aquecimento do planeta a dois graus, segundo um rascunho de declaração da reunião de cúpula de Antalya (Turquia) obtido nesta segunda-feira pela AFP.

“O G20 reafirma o objectivo (de limitar o aumento da temperatura mundial) a 2 graus centígrados e está determinado a adoptar um protocolo, outro instrumento legal ou um acordo com valor jurídico”, afirma o rascunho, que ainda deve ser aprovado pelos chefes de Estado e de Governo.

A reunião de Paris, com apoio da ONU, acontecerá de 30 de Novembro a 11 de Dezembro. O ministro francês das relações Exteriores, Laurent Fabius, advertiu na semana passada que ainda resta um trabalho “considerável” para alcançar um acordo.

As divergências afectam vários pontos: a ajuda financeira dos países do Norte aos do Sul para financiar as políticas climáticas, as metas a longo prazo ou a distribuição do esforço contra o aquecimento entre países desenvolvidos, emergentes e pobres.

No total, 195 países participarão na COP21, que ficou limitada à negociação, depois que os atentados de sexta-feira passada em Paris obrigaram as autoridades a cancelar, por motivos de segurança, os shows e actividades festivas paralelas, anunciou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA