Espanha: Madrid envia para o Tribunal Constitucional resolução sobre independência da Catalunha

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Mariano Rajoy não pretende abrir mão da Catalunha. O chefe do governo espanhol anunciou apresentar recurso no Tribunal Constitucional contra a proposta independentista, aprovada na segunda-feira pelo parlamento de Barcelona.

Tudo indica que o Tribunal começa, já esta tarde, a examinar o recurso.

O conselho de Estado já considerara, na véspera, que a resolução catalã contém uma clara “vontade de desobediência ou de desacato” à Constituição espanhola, pelo que é contrária aos princípios de soberania e unidade da nação espanhola.

“O que pedimos é que se suspenda a resolução e tudo o que ela implica. É evidente que um parlamento pode aprovar, no âmbito das suas competências, as leis e as resoluções que estime oportunas e convenientes. Este é um recurso contra uma resolução que pretende liquidar a unidade de Espanha”, argumenta Mariano Rajoy.

A iniciativa secessionista, que visa avançar para uma “república catalã” foi aprovada na assembleia de Barcelona com 72 dos 135 votos.

No entanto, os independentistas não chegaram a acordo sobre o nome do próximo presidente da região. A ala mais à esquerda recusou votar de novo em Artur Mas, presidente cessante, bloqueando, para já o “processo” separatista. Um novo voto será convocado dentro de dias. (euronews.com)

por Dulce Dias | com EFE, AFP

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA