Embaixador de Portugal apresenta cumprimentos de despedida

João da Câmara - Embaixador Português em Angola (Foto: João Gomes/Arq)
João da Câmara - Embaixador Português em Angola (Foto: João Gomes/Arq)
João da Câmara – Embaixador Português em Angola (Foto: João Gomes/Arq)

O embaixador de Portugal em Angola, João da Câmara, em fim de missão, apresentou nesta quinta-feira, em Luanda, cumprimentos de despedida ao ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.

O diplomata luso disse à imprensa que foi agradecer ao ministro das Relações Exteriores pela colaboração na prossecução do seu trabalho em Angola.

Reconheceu que Angola é importantíssima para Portugal, sublinhando que um embaixador luso em Angola tem um trabalho muito activo e relevante para as relações entre os dois Estados.

Adiantou que Angola e Portugal cooperam em todas as áreas. “É uma cooperação muito abrangente, em que a empresarial é bem visível”.

João da Câmara destacou os projectos da educação (Programa saber mais, de formação de formadores), que está a ser implementado em Benguela, Namibe e Cabinda e será alargado em outras províncias, bem como o da saúde relativo à investigação.

Considerou Angola uma grande potência regional e que está presente actualmente em todas as decisões sobre os grandes temas mundiais.

“É um país que tem uma grande respeitabilidade na região e contribuído para a resolução de muitos conflitos que acontecem na região”, declarou.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, recebeu ainda em audiências separadas o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Yuni Byungse, o secretário Executivo da Região dos Grandes Lagos, Ntumba Luaba, e o secretário Executivo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ahmad Allam.

A conversa entre o ministro Georges Chikoti e o seu homólogo da Coreia do Sul centrou-se na cooperação económica, fundamentalmente na transferência de altas tecnologias para o país. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA