Cunene: Conclusão da barragem de Calueque vai impulsionar sistema agrícola

Cunene: António dos Santos Candeeiro - Vice Governador para o Sector Económico (Foto: José Cachiva)
Cunene: António dos Santos Candeeiro - Vice Governador para o Sector Económico (Foto: José Cachiva)
Cunene: António dos Santos Candeeiro – Vice Governador para o Sector Económico (Foto: José Cachiva)

A conclusão das obras de reabilitação da barragem hídrica do Calueque, localizada no município do Ombadja, província do Cunene, prevista para 2016, vai impulsionar o desenvolvimento agrário da região, com a irrigação de dez mil hectares de terras aráveis, afirmou o vice-governador do Cunene para o sector económico, António Candeeiro.

Segundo o responsável, que falava depois de uma visita ao local, a conclusão da infra-estrutura vai possibilitar o fornecimento de água para irrigação em território angolano e na vizinha República da Namíbia.

De acordo com o responsável, a barragem vai permitir que a província passe de um sistema de produção de sequeiro para agricultura de irrigado com a produção de cereais, leguminosas, horto-frutícolas e citrinos, que vai possibilitar a diversificação da produção e reduzir a fome no seio das comunidades.

“Este projecto vai transformar a região e a província do Cunene em zona de alta produção agrícola, beneficiando agricultores que estão agrupados em associações e cooperativas agrícolas”, sublinhou.

Entretanto, referiu que a povoação do calueque constitui um ponto estratégico do governo em termo de celeiro de produção na província, devido a sua disponibilidade hídrica e terra aráveis.

As obras estão em fase final de execução e o processo de ensaio está marcado para o mês de Fevereiro e de Março de 2016. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA