Cunene: Conclusão da barragem de Calueque marcada para 2016

Cunene: Barragem de Caluequ (Foto: José Cachiva)
Cunene: Barragem de Caluequ (Foto: José Cachiva)
Cunene: Barragem de Caluequ (Foto: José Cachiva)

Ondjiva, as obras de construção da barragem hídrica de Calueque, província do Cunene, estão em fase final de execução, cujos ensaios estão marcados para os meses de Fevereiro e Março de 2016, soube à Angop, do encarregado de obras, Paulo Elias.

De acordo com o responsável neste momento estão concluídos o sistema de bombagem para o abastecimento de água a vizinha República da Namíbia e Calueque, bem como reparação e completamento do equipamento hidromecânico do descarregador de cheias e da descarga de fundo, instalação dos limpa-grelhas e das comportas de isolamento da estação elevatória sul.

Paulo Elias fez saber que actualmente os trabalhos incidem-se na montagem de equipamentos para o sistema de bombagem e na conclusão da conduta elevatória do sistema que vai abastecer a Namíbia.

Terminada esta fase, todas as condições estarão criadas para que nos meses de Fevereiro e Março de 2016, possamos por em funcionamento a barragem em fase experimental.

Entretanto a barragem de Calueque terá 19 metros de altura máxima acima da fundação e 2600 metros de desenvolvimento total, inclui a ampliação do Sistema Elevatório Sul e a Criação de um Novo Sistema Elevatório Norte, equipada com dois grupos elevatórios com capacidade de 1,7 metros cúbicos por segundo cada, conduta elevatória em aço DN1600 com 2500 metros de extensão de carga ao canal de ligação à Namíbia.

De realçar que a construção da barragem de Calueque, teve seu iniciou em 1972, mas não foi concluída devido as hostilidades de guerra em Angola que resultaram na interrupção da construção durante o ano de 1976. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA