Cuanza Norte: Realçado papel do professor na afirmação do homem

Cuanza Norte: Sector do ensino na província (Foto: Lucas Leitão)
 Cuanza Norte: Sector do ensino na província (Foto: Lucas Leitão)

Cuanza Norte: Sector do ensino na província (Foto: Lucas Leitão)

A administradora municipal adjunta de Cambambe, província do Cuanza Norte, Leonor da Silva Ferreira, realçou nesta sexta- feira, no Dondo, o papel social e cultural do professor na afirmação do homem, em todas as esferas da vida.

A responsável fez este reconhecimento na cerimónia de abertura da jornada comemorativa ao Dia do Educador, a assinalar-se a 22 de Novembro, tendo considerado o professor um agente activo no desenvolvimento social, a julgar pela sua contribuição na preparação intelectual, profissional e moral dos cidadãos para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.

Sublinhou que em todas as sociedades, o professor é o principal responsável pelo desenvolvimento do intelecto humano, que sem o qual seria impossível gerir os recursos à sua volta, a percepção dos diferentes fenómenos que ocorrem no mundo, o que o poderia conduzir a um estado de inocência total.

Por esta razão, continuou, os cidadãos são chamados a prestar tributo de forma incondicional aos agentes da educação, para que estes se sintam estimulados para prosseguirem com zelo a sua tarefa de ensinar.

“Este pressuposto implica a que o professor seja considerado um amigo da sociedade, e não apenas o autor do ensino, porquanto a sua interacção é muito extensiva, ao alcançar a plenitude do homem”, frisou.

Leonor da Silva destacou, por outro lado, a necessidade da formação contínua do professor, visando o aprimoramento dos novos métodos e técnicas de ensino de modos a exercerem as suas tarefas com competência e profissionalismo.

Considerou a actual assistência prestada ao professor aquem das expectativas”, porém, disse ser preciso que estes acreditem num futuro melhor, não devendo por isso defraudar a confiança que lhes foi depositada pela sociedade, visto que esta profissão é uma das mais nobres da humanidade e de orgulho para todos.

As jornadas comemorativas do 22 de Novembro, abertas na localidade do Mucoso, abarcam visitas de professores e alunos a vários empreendimentos económicos da circunscrição, actividades desportivas e recreativas. Testemunharam a cerimónia de abertura directores de escolas, professores e alunos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA