Cuanza Norte: Notificados em Cambambe 135 novos casos de tuberculose em nove meses

Atendimento de um doente com tuberculose numa unidade sanitária (Foto: FRANK BEU)
Atendimento de um doente com tuberculose numa unidade sanitária (Foto: FRANK BEU)
Atendimento de um doente com tuberculose numa unidade sanitária (Foto: FRANK BEU)

Cento e trinta e cinco novos casos de tuberculose foram notificados de Janeiro a Setembro deste ano, pelas autoridades sanitárias do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, mais 30 em relação ao idêntico período de 2014, informou uma fonte oficial.

Em declarações hoje (segunda-feira) à Angop, no Dondo, Tiago Cassumba, responsável pela secção de controlo e combate às grandes endemias do hospital municipal referiu que os casos, que resultaram em nove mortes, foram diagnosticados num universo de 291 testes efectuados contra os 252 do período anterior.

Tiago Cassumba explicou que do total de casos positivos de tuberculose, 17 estão associados ao VIH/ SIDA enquanto nove dizem respeito a pacientes que abandonaram o tratamento, por razões desconhecidas.

Ao longo do período, aquela unidade hospitalar, notificou ainda 10 casos de reinfecção de pacientes inicialmente considerado curados, por negligência das recomendações médicas.

A fonte considerou a fuga de pacientes ao tratamento da tuberculose como um perigo a comunidade, devido a possibilidade de contaminação durante o convívio com outras pessoas, sendo por isso importante denunciar os mesmos.

Tal comportamento, disse, resulta muitas vezes do fraco acompanhamento dos familiares aos doentes, que minimizam a gravidade da doença, deixando-os a sua sorte, o que resulta, muitas vezes, em mortes.

Entre as causas da doença no município, indicou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de tabaco e má alimentação, como as principais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA