Cuanza Norte: Aberta campanha agrícola 2015/2016

Cuanza Norte: Campo agrícola (Foto: Lucas Leitão)
Cuanza Norte: Campo agrícola (Foto: Lucas Leitão)
Cuanza Norte: Campo agrícola (Foto: Lucas Leitão)

A campanha agrícola 2015/2016, na província do Cuanza Norte, foi aberta nesta quinta-feira, em acto realizado na localidade de Quipeso, município do Lucala, sob orientação do governador provincial, Henrique André Júnior.

O acto foi marcado com a entrega aos camponeses locais de um tractor, charruas, enxadas, catanas, fertilizantes e diversos bens de primeira necessidade como roupa usada e utensílios domésticos.

Segundo o director provincial da agricultura, Fernando Humberto Mesquita, para a presente campanha agrícola prevê-se a lavoura de 105 mil e 496 hectares de terra preparados nos 10 municípios da província, cinco mil dos quais com recurso à mecanização.

Disse que no final da campanha agrícola, que envolve 75 mil e 226 famílias organizadas em associações de camponeses, antevê-se uma safra de 894 mil e 817 toneladas de diversos produtos, com realce para o milho, feijão, mandioca, batata-doce, batata-rena, entre outros.

Dirigindo-se aos camponeses, o governador do Cuanza Norte, Henrique Júnior, reiterou o compromisso do Executivo angolano em continuar a apoiar os produtores com instrumentos de produção e sementes para que possam contribuir, não só no combate à fome e pobreza, mas também no processo de diversificação da economia, em curso no país.

Para tal apelou a união dos camponeses agrupando-se em cooperativas e associações, para que possam contribuir positivamente neste processo.

“Gostaríamos de ter uma campanha agrícola boa que supere a safra da campanha anterior, na medida em que estão criadas todas as condições como as sementes e outros meios para a produção”, salientou o governador, augurando o aumento da produção agrícola.

Para o seu êxito, os camponeses associados beneficiaram de imputes agrícolas como charruas e sementes de mandioca, milho, feijão, amendoim e adubos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA