Cuando Cubango: Destacadas conquistas no sector da educação

Higino Carneiro, Governador do Kuando Kubango (Foto: Francisco Miudo/Arq)
Higino Carneiro, Governador do Kuando Kubango (Foto: Francisco Miudo/Arq)
Higino Carneiro, Governador do Kuando Kubango (Foto: Francisco Miudo/Arq)

O governador da província do Cuando Cubango, Higino Carneiro, destacou, na cidade de Menongue, o desenvolvimento alcançado na região no sector da Educação, durante os 40 anos de independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

O governante fez esse pronunciamento quando discursava no acto provincial comemorativo ao dia da independência nacional, tendo referido que na época colonial a província do Cuando Cubango contava apenas com 15 escolas, menos de 500 alunos matriculados e um número reduzido de professores.

Mas actualmente, prosseguiu, a província possui mais de 300 escolas, 200 mil alunos matriculados em vários subsistemas de ensino, assim como cinco mil e 57 professores.

O Cuando Cubango, ressaltou, possui ainda a Universidade Cuito Cuanavale, que abrange a província do Cunene.

“A região conta com um grande número de técnicos básicos, médios, superiores, licenciados, mestrados e doutorados e é distribuído, gratuitamente, material escolar aos alunos do ensino primário e secundário”, referiu.

No ensino de adultos, o responsável informou que existem na província 400 alfabetizadores que ministram aulas a 19 mil e 770 adultos, a partir do programa “Sim eu Posso”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA