CPLP: Entidades Reguladoras da Comunicação Social debatem língua portuguesa na era digital e da globalização

(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)

“O Digital e Lingual Portuguesa na Globalização”, é tema da sessão pública do IV encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países de Língua Portuguesa (PER), que decorre hoje, na Cidade da Praia.

Segundo o presidente em exercício da PER, o secretário de Estado da Comunicação Social de Timor Leste, Nélio Isaac Sarmento, a escolha do tema se deve à necessidade de se analisar o papel da língua portuguesa na era do digital.

“Como se sabe todo o mundo na área da comunicação social falamos sobre a digitalização. Por isso neste encontro vamos partilhar informações sobre cada país, pensar sobre a digitalização e também pensar uma regulação sobre a digitalização”, disse Nélio Isaac Sarmento.

O IV Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER), que decorre desde segunda-feira, 02, traz à Cidade da Praia representantes de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

A reunião deverá ficar marcada pela entrada da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social de Cabo Verde (ARC) como membro da plataforma, e pela passagem da presidência a Cabo Verde.

Na segunda-feira, para além do encontro com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros que tem a tutela da Comunicação Social, a delegação da PER visitou as instalações da Rádio Televisão Cabo-verdiana e a Agência de Notícias Inforpress (RTCI) e à tarde deslocou-se ao Berço da Nação, Cidade Velha Património da Humanidade.

Na terça-feira esteve na agenda do encontro uma sessão restrita aos membros para análise dos avanços registados nos últimos anos e a proposta de adesão da ARC como membro da plataforma.

Hoje será realizada uma sessão pública com discussão de vários temas e cuja abertura oficial será presidida pelo presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, e o encerramento fica a cargo do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

O IV encontro que terminará com a assinatura da “Declaração da Praia”, ou seja, um documento síntese da reunião, sucede aos anteriores encontros que tiveram lugar em Lisboa (I Encontro, em 2009), São Tomé e Príncipe (II Encontro, em 2013), e Díli, Timor Leste (III Encontro, em 2014).

A Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER, foi constituída em 22 de Outubro de 2009, na cidade de Lisboa, Portugal, tendo como propósito ser um fórum de discussão e cooperação, de intercâmbio de informações regulares e de investigação em matérias relativas à regulação da comunicação social. (inforpress.publ.cv)

MJB/ZS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA