Contexto geopolítico justifica dispositivos de prevenção de conflitos

Bengo: Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda (Foto: Adão João Pedro)
 Bengo: Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda (Foto: Adão João Pedro)

Bengo: Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda
(Foto: Adão João Pedro)

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general do Exército Geraldo Sachipengo Nunda, afirmou hoje, quarta-feira, no Vale do Paraíso, província do Bengo, que o actual contexto geopolítico e geoestratégico africano justifica a criação de dispositivos de prevenção de conflitos, no interesse da manutenção da paz e da estabilidade.

O general Nunda fez este pronunciamento face aos conflitos que se registam em alguns países africanos, associados ao ataque terrorista recentemente num hotel no Mali, onde pereceram muitas vidas humanas.

Lembrou que outro ataque terrorista aconteceu na semana passada, na República dos Camarões, igualmente com muitas perdas humanas, o que exige maior reflexão e preparação contínua.

De acordo com o general, o grau de conflitualidade no continente africano aponta cenários de emprego da força africana em estado de alerta como a RDC, RCA, Sudão, Sudão do Sul e Mali.

Por esta razão, disse o Chefe do Estado Maior General das FAA, os efectivos da força africana em estado de alerta devem continuar a elevar a preparação para o cumprimento de missões futuras quer no âmbito das Nações Unidas quer da União Africana, da SADC, quer da CEEAC.

Quatrocentos e 16 efectivos, entre militares e polícias, que participaram de 19 de Outubro a 8 de Novembro deste ano, na República da África do Sul, no exercício militar “Amani África II”, de preparação das Forças de Alerta da União Africana (UA) receberam hoje, na província do Bengo, os seus certificados de participação, em cerimónia orientada pelo chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general do Exército Geraldo Sachipengo Nunda. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA