Celebra-se hoje o Dia dos Finados

Dia dos Finados (Foto: Pedro Parente)
Dia dos Finados (Foto: Pedro Parente)
Dia dos Finados (Foto: Pedro Parente)

O Dia dos Finados, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos é celebrado hoje, 02 de Novembro, pelos fiéis católicos, logo a seguir ao Dia de Todos os Santos.

O dia de todos os santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

A data é celebrada com missas e actividades em homenagem aos mortos. Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório, o estado no pós-vida, onde as almas são purificadas antes de irem ao céu.

As almas no purgatório, que são membros da igreja, assim como os cristãos vivos, têm de sofrer para que possam ser purificados de seus pecados.

O Dia Dos Mortos é uma data na qual as famílias lembram os falecidos. A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência.

Porém, em alguns lugares como o México, os mortos são homenageados com grandes festas, isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Muitas vezes, no dia dos finados, o tempo fica nublado ou chuvoso, pois as crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Em Angola, tornou-se tradição as famílias renderem uma singela homenagem aos seus ente queridos falecidos, com rezas, limpezas de campas e deposição de coroa de flores.

Para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e celebram missas em memória daqueles que deixaram o mundo dos vivos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA