Cavaco Silva aprova governo de António Costa e fixa tomada de posse para amanhã

António Costa (DR)
António Costa (DR)
António Costa (DR)

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, aceitou hoje a proposta de governo do líder socialista, António Costa, e fixou a posse de todos os seus membros para amanhã, quinta-feira.

O chefe de Estado recebeu hoje o primeiro-ministro designado e “aceitou a proposta que lhe foi apresentada” sobre a composição do novo Gabinete, precisa um comunicado divulgado pela presidência da República.

A cerimónia de posse, acrescenta a nota, vai acontecer amanhã pela tarde, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

O novo Executivo conta com 17 ministros, dois mais que o anterior, dos quais quatro são mulheres.

Uma das maiores surpresas foi a eleição da juíza luso-angolana Francisca Van Dunem (Luanda, 1955) para a pasta de Justiça, o que a torna na primeira-ministra negra na história democrática lusa.

Também se destaca a recuperação do Ministério da Cultura, que na última legislatura era uma área tutelada por um secretário de Estado, e que a partir de agora estará a cargo de João Soares, de 66 anos, e filho do histórico Mário Soares, fundador do Partido Socialista.

E entre os pesos pesados do gabinete de Costa figura, como já tinha antecipado a imprensa, Mário Centeno, eleito para o Ministério das Finanças.

Este economista e doutorado por Harvard, de 48 anos, foi o ideólogo do programa económico com o qual os socialistas se apresentaram às eleições.

No novo governo haverá também caras conhecidas, como a do titular dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, que já ocupou as pastas de Educação, Cultura, Assuntos Parlamentares e Defesa em anteriores executivos, ou a do de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, que já dirigiu este mesmo Ministério entre 2005 e 2009 e, posteriormente, o de Economia (2009-2011). (efe.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA