BNA vai vender divisas a agentes do sector agro-pecuário

(Foto: Francisco Miúdo)
(Foto: Francisco Miúdo)
(Foto: Francisco Miúdo)

O Banco Nacional de Angola, por via dos bancos comerciais, vai vender divisas em dólares para aquisição de insumos da actividade agro-pecuária aos agricultores nacionais, deu a conhecer hoje, quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Agricultura, José Amaro Tati.

José Amaro Tati falava à imprensa, após participar na 14ª reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, realizada no Palácio Presidencial, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A mesma apreciou o memorando sobre a priorização de divisas para insumos da Actividade Agro-Pecuária.

O dirigente salientou que o sector da agricultura, desde o princípio do ano, vem vivendo alguma dificuldade no acesso a divisas devido à actual situação financeira do país.

Neste quadro, disse, o Ministério da Agricultura propos ao Executivo esse mecanismo (aquisição de dólares via banco) na perspectiva da instituição bancária fazer uma venda dirigida e disciplinada aos operadores do sector agrário.

“Essa solução vai permitir adquirir no mercado internacional factores de produção e, por via disto, dinamizar a produção agrícola no nosso país. E essa venda dirigida só vai beneficiar os agentes do sector agrário”, esclareceu.

Amaro Tati precisou ainda que foi já criada uma comissão de pilotagem que é dirigida pelo Banco Nacional de Angola, integrada pelo Ministério das Finanças , da Agricultura e também das Pescas, na perspectiva da venda ser dirigida ao sector da agricultura.

“Os processos que já estão em bancos dos agentes licenciados serão os prioritários, por forma a garantir que a campanha agrícola tenha um momento melhor”, destacou o secretário de Estado. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA