BNA aumenta a venda de divisas

(Foto: D.R.)

Na semana passada, o Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu 209,1 milhões de dólares aos bancos comerciais, contra os 175,5 milhões de dólares vendidos no período entre 3 e 6 de Novembro. A taxa de câmbio média de referência foi de 135,983 kwanzas por dólar.

Segundo o relatório do BNA, a instituição, vendeu divisas para a cobertura de operações de natureza prioritária e que passou aos bancos comerciais 19,3 milhões de dólares para a aquisição de bens alimentares, 24 milhões para cobertura de operações das seguradoras, 22,5 milhões para viagens e remessas de dinheiro para o estrangeiro, 48,8 milhões para operações direcionadas diversas (em particular de ajuda familiar, saúde e viagens) e 50 milhões para cobertura de reposição cambial.

Consta ainda do relatório, que o banco central anunciou uma colocação de dívida no mercado primário avaliada em 8,4 mil milhões de kwanzas, em que 585,2 milhões eram Bilhetes do Tesouro (BT) e 7,8 mil milhões Obrigações do Tesouro (OT) nas maturidades de dois, três, quatro e cinco anos, a taxas de juro de 7,00, 7,25, 7,50 e 7,77 por cento ao ano.

A taxa de juro média apurada para os Bilhetes do Tesouro foi de 10,55 por cento ao ano para a maturidade de 91 dias, com variação de 0,07 pontos percentuais relativamente ao último leilão.

No segmento de venda directa de títulos ao público foi colocado o montante de 341 milhões, em que 12 milhões eram BT a 91 dias, à taxa média de juro de 10,48 por cento ao ano, assim como 329 milhões em OT indexadas ao dólar na maturidade de dois anos, à taxa de 7,00 por cento ao ano.

O BNA afirma que, naquele período, realizou operações de mercado aberto (OMA) nas maturidades de 28 e 63 dias, com o que absorveu mil milhões de kwanzas de liquidez. No mercado interbancário, os bancos comerciais realizaram entre si cedências de liquidez “overnight”, sem garantia de títulos, no montante acumulado de 27,5 mil milhões de kwanzas, volume inferior em cerca de 38,48 por cento ao da semana anterior, de 44,8 mil milhões. O volume médio diário de transações na semana em análise foi de 6,9 mil milhões.

Menos divisas na semana passada

Na semana que vai entre 3 e 6 de Novembro O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou vendas de divisas no montante de 175,5 milhões de dólares.

Segundo um relatório do BNA, este volume de divisas destinou-se fundamentalmente à cobertura de operações de natureza prioritária, sendo 53,2 milhões de dólares para operações sobre matérias-primas e equipamentos, 22,3 milhões de dólares para operações de viagens e remessas de dinheiro ao exterior do país e 100 milhões de dólares para cobertura de reposição cambial.

Consta ainda do relatório que a taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da semana, foi de um dólar igual a 135,982 kwanzas. Quanto a gestão corrente do Tesouro Nacional, o BNA, enquanto operador do Estado, colocou no mercado primário Títulos do Tesouro no montante de 18,7 mil milhões kwanzas, sendo 18,1 milhões de kwanzas em Bilhetes do Tesouro (BT) e 334,8 milhões de kwanzas em Obrigações do Tesouro (OT). As OT foram emitidas nas maturidades de 2 e 3 anos, à taxas de juro de sete e 7,25 por cento ao ano. (opais.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA