Bié: Construídas mais de 200 novas salas de aulas no Cuemba

Laurinda Capocolola, Administrador municipal do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)
Laurinda Capocolola, Administrador municipal do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)
Laurinda Capocolola, Administrador municipal do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)

Duzentas e setenta e duas novas salas de aulas foram construídas ao longo dos 13 anos de Paz e estão a albergar mais de 24 mil alunos do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, no município do Cuemba, a 164 quilómetros a leste da cidade do Cuito, província do Bié.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à Angop, pela administradora municipal do Cuemba, Laurinda Kapocolola, sublinhando que as novas salas de aulas têm contribuido para a redução significativa de alunos fora do sistema de ensino.

As infra-estruturas, segundo a responsável, foram erguidas na sede do município, nas comunas de Sachinemuna, Munhango e Luando, bem como em embalas e aldeias com maior concentração populacional, no intuito de reduzir as distâncias dos alunos na busca do saber.

Sem revelar o número de alunos que se encontram fora do sistema de ensino, Laurinda Kapocolola adiantou que o Governo da província do Bié, através da administração municipal, vai continuar com o programa de construção de mais escolas, para permitir que no próximo ano lectivos mais crianças possam estudar em condições dignas.

O município do Cuemba tem uma população estimada em 50.827 habitantes distribuídos nas comunas de Luando, Sachinemuna e Munhango. No presente ano lectivo, o sector da educação matriculou mais 25 mil alunos nos diversos subsistemas de ensino. As aulas são asseguradas por 890 professores. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA