Benguela: Município da Ganda ganha novos técnicos de enfermagem

Técnicos de enfermagem em actividade hospitalar (Foto: ANGOP)
 Técnicos de enfermagem em actividade hospitalar (Foto: ANGOP)

Técnicos de enfermagem em actividade hospitalar (Foto: ANGOP)

Oitenta e nove novos técnicos de enfermagem concluíram com êxito sexta-feira o curso de superação profissional para promoção na área da saúde no município da Ganda, 201 quilómetros a Este da cidade de Benguela.

Os 89 finalistas, dos 94 matriculados inicialmente no curso, foram capacitados em técnicas de enfermagem, educação para saúde, administração e gestão hospitalar, assistência médica cirúrgica, a nutrição, assistência materna, anatomia e fisiologia humana, saúde reprodutiva, farmacologia, assistência em urgência, noção de vacinação, assistência infantil e ética e deontologia profissional.

Na ocasião, a directora da Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Benguela, Francisca Vitorino, garantiu que foram cumpridas todas as formalidades legais previstas no programa curricular e, por isso, é outorgada a cada finalista a categoria de técnico de enfermagem.

O chefe da Repartição Municipal de Saúde na Ganda, Albano Weia, manifestou-se, por sua vez, satisfeito pelo facto de a realização do curso, que durou 18 meses, permitir a promoção de auxiliares a técnicos de enfermagem como estratégia de qualificação da força de trabalho no sector.

Para o responsável, os profissionais da saúde do nível básico têm agora a oportunidade de frequentar uma formação técnica e seguir carreira na enfermagem com base nos procedimentos previstos na lei da administração pública.

Já o administrador municipal da Ganda, António Kapewa Kalianguila, considera a formação de quadros contributo na melhoria da prestação de serviços no domínio da saúde na região, daí a necessidade de continuar a iniciativa para corresponder com as expectativas da população.

Apelou aos formandos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com vista a melhoria da qualidade dos serviços nas unidades de saúde em todo o município da Ganda.

Em sua mensagem, os novos técnicos de enfermagem garantem estar preparados para o começo de uma nova vida profissional, cuidando e promovendo a saúde dos doentes, uma vez que este foi o motivo da sua formação.

Decorrido no Centro de Eventos da Ganda, o acto ficou marcado com a entrega dos certificados de mérito a quatro finalistas que mais se destacaram durante o curso e momentos culturais e teatrais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA