Benguela: Auxiliares de enfermagem capacitados na Ganda

Benguela: Auxiliares de enfermagem formados na Ganda (ARQ.) (Foto: Armandio Morais)
Benguela: Auxiliares de enfermagem formados na Ganda (ARQ.) (Foto: Armandio Morais)
Benguela: Auxiliares de enfermagem formados na Ganda (ARQ.) (Foto: Armandio Morais)

Oitenta e cinco auxiliares de enfermagem concluem hoje, sexta-feira, no município da Ganda, 201 quilómetros a Este da cidade de Benguela, um curso técnico de enfermagem, que visou a sua capacitação para a melhoria da assistência aos pacientes nos postos e centros de saúde.

A formação, destinada a superação profissional dos auxiliares como requisito para que sejam promovidos a técnicos de enfermagem, teve a duração de 18 meses e foi orientada por professores da Escola de Formação de Técnicos de Saúde da Ganda.

Durante a formação foram ministradas as disciplinas constantes do programa curricular das Escolas Técnicas de Saúde, como técnicas de enfermagem, educação para saúde, administração e gestão hospitalar, assistência médica cirúrgica, a psicologia 1 e 2, assim como a nutrição.

De igual modo, o currículo do curso referenciado incluiu outras temáticas como assistência materna, anatomia e fisiologia humana, a saúde reprodutiva, farmacologia, assistência em urgência, noção de vacinação, assistência infantil, ética e deontologia profissional e enfermagem na comunidade.

O responsável da Repartição Municipal da Saúde na Ganda, Albano Weia, explicou a Angop que o curso vinha sendo ministrado desde 2014, com vista a promoção dos auxiliares a técnicos de enfermagem.

Aponta que a conclusão do curso técnico de enfermagem é determinante para que os auxiliares possam ascender de categoria.

A cerimónia, a acontecer no Centro de Eventos da Ganda, reserva momentos culturais, leitura do compromisso de honra e juramento dos novos técnicos de enfermeiro, entrega de certificados de méritos e atribuição de faixas que simbolizam o fim da formação (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA