Bélgica: Grupo de eminentes personalidades dos países da ACP reúne-se hoje

Olusegun Obasanjo (DR)
Olusegun Obasanjo (DR)
Olusegun Obasanjo (DR)

O Grupo de Eminentes Personalidades da África, Caraíbas e Pacífico (GEP-ACP) reúne-se nesta segunda-feira, em Bruxelas, para aprovar o relatório final que será apresentado na Cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, a realizar-se em Maio de 2016, na Papua, Nova Guiné.

Segundo uma nota da Embaixada de Angola em Bruxelas chegada hoje à Angop, o professor Sebastião Isata irá representar o país nesta magna reunião do Grupo, eleito na Cimeira de chefes de Estado e de Governo dos países ACP, em 2012, em Malabo, Guiné Equatorial.

O último encontro do GEP-ACP ocorreu em Setembro de 2014, em Luanda, tendo na ocasião advogado a necessidade de tornar a organização “independente”, 39 anos depois da sua criação em conjunto com os países europeus, ex-potências coloniais.

A posição foi transmitida na altura pelo professor Sebastião Isata, uma das doze personalidades do grupo de reflexão que, através de encontros regionais, debate o “Futuro do Grupo ACP após 2020”, data de vigência do mais recente acordo comercial com a União Europeia (UE).

Este organismo surgiu com o Tratado de Lomé, assinado em 1979 entre os países ACP e a então Comunidade Económica Europeia, para regular as relações entre ambos.

As relações comerciais entre os dois blocos seriam mais tarde regulamentadas através do acordo de Cotounou, rubricado em 2000 entre a ACP e a UE, até 2020.

O GEP-ACP é presidido pelo antigo Chefe de Estado da Nigéria, Olusegun Obasanjo, e fazem parte os ex-presidentes das repúblicas Dominicana e das Guianas, o então secretário-geral assistente das Nações Unidas, o professor angolano Sebastião Isata, entre outras personalidades. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA