Anunciada realização da V sessão da comissão bilateral Angola/Nigéria

Eustáquio Quibato - Embaixador de Angola na Nigéria (Foto: Pedro Parente)
Eustáquio Quibato - Embaixador de Angola na Nigéria (Foto: Pedro Parente)
Eustáquio Quibato – Embaixador de Angola na Nigéria (Foto: Pedro Parente)

O embaixador de Angola na República Federal da Nigéria, Eustáquio Januário Quibato, anunciou para breve a realização em Luanda da V sessão da Comissão Bilateral Angola/Nigéria, onde serão exploradas novas áreas passíveis de cooperação.

Segundo o diplomata, Angola e Nigéria são dois países africanos maiores produtores de petróleo no sul do Sahara que se consultam mutuamente em assuntos de carácter bilateral e multilateral nos fóruns regionais e internacionais.

Para o chefe da Embaixada de Angola na Nigéria, a realização da v sessão da comissão bilateral será um marco importante para o relançamento da parceria estratégica entre os dois países.

O anúncio foi feito num jantar de gala oferecido a todos os diplomatas residentes em Abuja, Nigéria, por ocasião dos 40 anos da independência da República de Angola, assinalado no dia 11 de Novembro.

Na ocasião, o embaixador Quibato agradeceu os “irmãos” do Congo Brazaville, da Nigéria, Argélia, da Guiné, do Sudão, da Tanzânia, de Cuba e União Soviética, pelo contributo na luta para o fim do jugo colonial em África e do apartheid na África do Sul.

O embaixador Eustáquio Januário Quibato aproveitou para convidar todos os potenciais investidores nigerianos, e não só, a investirem em Angola, tendo em conta o clima de segurança de negócios, as elevadas taxas de lucro do mercado angolano, a protecção dos investimentos privados pelo Estado, a rede de infra-estruturas e apoio, assim como a posição geoestratégica na SADC e CEAC.

Nesta cerimónia, Angola apresentou, como exposição, os seus quitutes e desfile de crianças, representando, cada uma as 18 províncias e suas riquezas naturais.

Angola e Nigéria mantêm relações de cooperação desde 1979 e desde então foram realizadas quarto sessões de comissões bilaterais e assinados vários instrumentos jurídicos, dentre Acordos, Protocolos e Memorandos de Entendimentos, (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA