Angola presente na 2ª Conferência Global de Ato Nível sobre Segurança no Trânsito

José Van-duném - Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento)
José Van-duném - Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento)
José Van-duném – Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento)

Uma delegação interministerial chefiada pelo ministro da saúde, José Van-Dúnem, deslocou-se hoje, segunda-feira, ao Brasil para participar na 2ª Conferência Global de Ato Nível sobre Segurança no Trânsito, que decorrerá de 18 a 19 deste mês, em Brasília.

O evento, que contará com a presença da directora geral da Organização Mundial da Saúde Elizabeth Chan, tem como objectivo avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo.

A 2ª Conferência, além de fazer balanço das iniciativas nacionais, regionais e internacionais adoptadas até o momento e apontar caminhos para avançar rumo às metas previstas no Plano Global para a Década de Acção, deverá também debater o tratamento do tema na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que terá sido aprovada até então.

De acordo com o programa da Conferência, serão realizados quatro painéis de alto nível que, durante os quais serão debatidos desde a mobilidade e infraestruturas até indicadores e metas, passando por tecnologias, gestão, financiamento e fortalecimento do atendimento a traumas, entre outros.

Estão igualmente agendados temas como “Usuários das vias e veículos mais seguros”, “Resposta pós acidente”, “Justiça para as vítimas” e “Segurança no trânsito para crianças e jovens”.

“Segurança para motociclistas”, “O papel do sector da seguradoras no fortalecimento da segurança rodoviária” e “ Condução sob efeito de álcool e outras drogas” são temas do evento.

O encontro contará com a presença de cerca de 1500 pessoas, incluindo os ministros responsáveis pelo tema em cada país, como os das pastas de saúde e transportes, organizações internacionais, representantes da sociedade civil e do sector privado.

A 1ª Conferência de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito aconteceu em Moscovo, em 2009, e como resultado a Assembleia Geral adoptou uma resolução que declarou o período 2011-2020 “Década de Acção para a Segurança no Trânsito”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA