Angola na conferência global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito

José Van-duném – Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento/Arq)
José Van-duném – Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento/Arq)
José Van-duném – Ministro da Saúde (Foto: Joaquina Bento/Arq)

Uma importante delegação da República de Angola, integrada por três ministros e outros especialistas de vários outros departamentos ministeriais, chefiada pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem. participa desde quarta-feira, em Brasília (Brasil), na Conferência Global sobre Segurança no Trânsito.

A Conferência está a debruçar-se sobre os avanços registados na década de acção de segurança do trânsito, à luz dos indicadores e metas nacionais e globais, no que tange à segurança no trânsito para crianças e jovens, a redução de mortes nas estradas, o atendimento de emergência ao trama para vítimas de acidentes de trânsito, a mobilidade em vias mais seguras, a segurança para motocicletas, direcção sob o efeito do álcool e outras drogas,legislação e fiscalização entre outras matérias.

Ao usar da palavra quarta-feira, na sessão plenária destinada aos discursos dos chefes das delegações, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, destacou que a segurança rodoviária está inscrita como uma das prioridades da agenda política do Executivo angolano, facto demonstrado pela criação pelo Presidente da República e titular do Poder executivo do Conselho Nacional de Viação e ordenamento do trânsito.

José Van-Dúnem informou os delegados que, após o alcance da paz, se iniciou em Angola um enorme programa de recuperação e expansão das redes viárias, tendo sido asfaltadas e modernizadas cerca de doze mil e quinhentos quilômetros de estradas e reabilitadas os caminhos de ferro, bem como construídas novas infraestruturas e equipamentos para a melhoria da mobilidade segura, acessível e sustentável.

O ministro da Saúde falou igualmente do Programa de Fomento de transportes públicos de Massa (BRT e metro de Superfície,), que deverá estar concluído em 2017.

A delegação Angolana à Conferencia Global sobre Segurança no Trânsito, que entra hoje no seu segundo dia de trabalhos, integra para além do ministro da Saúde, o da Construção, Valdemar Pires Alexandre, o de Urbanismo e Habitação, José da Conceição Silva, a secretária de Estado da Justiça, Maria Isabel Tormenta dos Santos, o Comandante Geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, e outros altos responsáveis do Ministério do Interior, dos Transportes, Construção, Habitação, Justiça e Comunicação Social. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA