Angola e Brasil analisam relações em Brasília

Georges Chikoti (AP/Arq)
Georges Chikoti (AP/Arq)
Georges Chikoti (AP/Arq)

Delegações de Angola e do Brasil, chefiadas pelos respectivos ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti e Mauro Vieira, analisaram sexta-feira, em Brasília, o quadro das relações bilaterais e da agenda internacional de interesse para ambos os países.

As conversações decorreram no Palácio do Itamaraty, no quadro da visita oficial do ministro angolano ao Brasil, iniciada quinta-feira (12 Nov), onde se fez acompanhar de uma comitiva que integrou o director da Direcção América, Francisco da Cruz, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, e outros altos funcionários do Mirex.

Da agenda constaram assuntos ligados à cooperação bilateral, no domínio dos investimentos, cooperação a nível da Defesa, educação e no âmbito consular, enquanto que no cenário político internacional as partes debruçaram-se sobre a situação política reinante em África, Médio-Oriente e América Latina.

Destaque-se que Angola e o Brasil mantêm estreitos laços de cooperação económica e comercial, com a actuação de diversas empresas brasileiras, operando em vários sectores da economia angolana e empresas angolanas trabalhando no Brasil.

Ao nível das relações baseadas nas consultas políticas regulares as duas partes têm mantido um profícuo dialogo inter-regional e multilateral, com destaque para a concertação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul e na Organização das Nações Unidas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA