Angola acolhe reunião do Conselho da Internacional Socialista

IS (DR)
IS (DR)
IS (DR)

A capital angolana acolhe entre sexta-feira e sábado a II Reunião Anual do Conselho da Internacional Socialista (IS), para a reafirmação dos seus compromissos pela defesa da liberdade, democracia, paz, igualdade e do progresso.

Para a reunião de Luanda, são aguardados representantes de quase 160 partidos e organizações membros do Conselho da IS, órgão com competência de deliberar sobre diversas questões decorrentes da dinâmica da vida política mundial.

Fundada em 3 de Junho de 1951 e com sede em Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha, a IS é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do Socialismo Democrático, através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas.

Actualmente tem 160 partidos de mais de 100 países do globo, sendo uma das maiores organizações partidárias em actividade.

Tem como secretário-geral o chileno Luis Ayala, e o ex-primeiro-ministro grego George Papandreou, o seu presidente, desde 2006.

Entre os vice-presidentes estão o português António José Seguro, o brasileiro Carlos Eduardo Vieira da Cunha, e o secretário-geral do MPLA, partido no poder em Angola, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”.

A primeira sessão de 2015 do Conselho da IS decorreu em Julho último, em Nova Iorque, tendo abordado questões atinentes às preocupações do movimento e da comunidade internacional, incluindo a segurança e luta contra o terrorismo.

Os objectivos de desenvolvimento sustentável e a próxima conferência dos Estados Parte da Convenção Quadro da ONU sobre as Alterações Climáticas, a realizar-se em Paris, França, de 30 de Novembro a 11 de Dezembro deste ano, também constam da agenda. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA