Alemanha-França: Espionagem entre amigos

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Laurent Fabius quer explicações sobre a espionagem alemã de que foi alvo. O ministro francês dos Negócios Estrangeiros foi uma das personalidades e instituições espiadas pelo BND.

Uma fuga de informação que não agrada, certamente, a Angela Merkel. A chanceler, quando soube ter sido espiada pelos serviços de informação americanos, “não se coibiu de afirmar que “não há razão para espiar os amigos” e que é preciso “confiança entre aliados e parceiros”.”:http://pt.euronews.com/2013/10/24/angela-merkel-precisamos-de-confianca-entre-aliados-e-parceiros/

Mas o serviço federal de informação da Alemanha espiou também um diplomata alemão, Hansjörg Haber. E, para espiar indivíduos alemães, o BND precisa de uma autorização especial.

A comissão parlamentar de controlo reuniu-se, de urgência, quarta-feira à noite. André Hahn, presidente da comissão, alerta: “Se estas acusações se confirmarem, vai ser complicado para algumas pessoas na chancelaria e no BND.”

Alvo das grandes orelhas de Berlim foram também instituições como a UNICEF, o Tribunal Penal Internacional de Haia, a Organização Mundial da Saúde. (euronews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA