Africano fem.: Luanda recebe inédito do basquetebol

Pavilhão Multiuso de Luanda (Foto: Domingos Guilherme)
Pavilhão Multiuso de Luanda (Foto: Domingos Guilherme)
Pavilhão Multiuso de Luanda (Foto: Domingos Guilherme)

Ao albergar a partir de sexta-feira, a 21ª edição da Taça dos Clube dos Campeões em Femininos o pavilhão Multiusos de Luanda vai apadrinhar a primeira prova do género no país e ainda a possibilidade do inédito “tri” do Interclube.

A mais prestigiada competição de clubes em femininos da FIBA-África nunca foi disputada em Angola – ao contrário da masculina. E vai ser um facto de 27 deste mês a 6 de Dezembro, com a hipótese de, na sua estreia como anfitriã, uma equipa angolana estabelecer um recorde na história do evento.

De facto, o Interclube, actual detentor e maior vencedor do trofeu (4), em caso de vencer esta edição somará três triunfos consecutivos, algo que nenhuma formação jamais conseguiu nas 20 edições já disputadas.

Entre as provas sob a égide da FIBA-África, Angola já recebeu Afrobaskets em masculinos e femininos, Africanos de juniores e de sub-22 e taça dos clubes campeões em masculinos.

A primeira competição de femininos foi realizada em Dakar, Senegal entre 30 de Março e 6 de Abril de 1985 e foi ganha pela equipa anfitriã, a ASCC BOPP.

A partir deste evento inaugural que reuniu cinco clubes, a competição foi realizada a cada dois anos até 2005.

Desde então, passou a ser anual reunindo as 12 melhores clubes equipas femininas do continente apuradas em torneios regionais.

A última edição, em 2014, teve por sede Sfax, Tunísia, foi ganha pelo Interclube

A formação da Polícia é a detentora do maior número de títulos (4), conseguidos em 2010, 2011, 2013 e 2014.

O DUC do Senegal segue-se com três (1993, 1997, 1999).

A primeira fase da 21ª edição, que terá como palco o pavilhão moderno que albergou o campeonato do mundo de hóquei em patins 2013, será com 12 equipas divididas em dois grupos (A e B) de seis, defrontando-se a uma volta.

Apuram-se as quatro primeiras de cada grupo os quartos-de-final com o seguinte cruzamento: (A1-B4, A2-B3, B2 e A3-A4-B1).

Os vencedores passam as meias-finais e depois à final. Os derrotados vão disputar as classificativas do 5º ao 8º lugar. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA