Xyami Retail Benguela recebe Feira de Artesanato

(DR)
(DR)
(DR)

O Xyami Retail Benguela recebe nos dias 10 e 11 de Outubro uma Feira de Artesanato onde os visitantes vão ter oportunidade de apreciar artes plásticas, cestaria, escultura, cartonagem, reciclagem, entre outras peças. A entrada será gratuita e a Feira vai decorrer entre as 10h e as 21h.

Diferentes artistas vão mostrar as suas peças no decorrer dos dois dias desta feira. Cristina Mota com Rui Lavrador, a dupla de artesãos angolanos focada em recriar o Artesanato em Angola, vai apresentar as suas peças exclusivas e únicas como objectos decorativos, candeeiros, iluminárias e acessórios de moda, feitos a partir de materiais como mukuas, cabaças, folha de coqueiro, folhas de palmeira, bambu, madeira, cana-da-índia e tecidos africanos, que permitem obter resultados surpreendentes. Por seu lado, Kioka, artista angolana, vai apresentar peças concebidas através da reciclagem, com materiais que se encontram em fim de vida útil. A artesã pretende, através do seu trabalho, dar uma nova vida a materiais que são considerados lixo e desta forma torná-los em peças únicas, úteis e divertidas. O artesão Digenda Cristo António, natural do Zaire, apresenta por sua vez, a sua forma peculiar de abordar os temas tradicionais da cultura de várias regiões de Angola, através da sua escultura, utilizando a madeira como matéria-prima. A fonte para a sua inspiração são as figuras representativas das tribos que visita, dando deste modo a conhecer a simbologia e mitologia angolanas.

De acordo com o Director Geral da Zahara Imobiliária, Duarte Cruz “O Xyami valoriza o artesanato angolano, convidando por isso artistas nacionais a expor e divulgar as suas peças nesta Feira de Artesanato. A cultura angolana é uma das maiores riquezas do país e a arte é uma forma de expressão incomparável, por isso queremos ter um papel activo na divulgação das raízes da cultura nacional e do talento destes artistas, promovendo este tipo de actividades”.

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA