Workshop sobre dança Kizomba acontece na Associação Chá de Caxinde

Aula de dança de Bernadeth Mabungo (Angop)
Aula de dança de Bernadeth Mabungo (Angop)
Aula de dança de Bernadeth Mabungo (Angop)

Um workshop internacional sobre a dança Kizomba, sob o lema “raízes e história da kizomba”, terá lugar domingo, 18, na sede da Associação Chá de Caxinde, em Luanda.

Segundo a mentora do projecto, Bernadeth Mabungo, que falava nesta terça-feira à Angop, o evento visa repassar ao público, principalmente a juventude, a essência (origem) da dança tipicamente angolana.

“O importante não é só saber dançar, é também necessário que se saiba mais sobre a origem, influências e os caminhos para perpetuar a kizomba. É uma dança de Angola e nós como angolanos temos o dever e a obrigação de defender o que é nosso, evitando com os estrangeiros se apoderem de uma marca de referência da cultura angolana”, frisou a também dançarina.

A professora de dança informou que o workshop vai também incluir uma sessão de dança, juntando jovens e mais velhos, os últimos com a missão de transmitirem a juventude como era e como deve ser dançado o kizomba e o semba.

Bernadeth Mabungo manifestou à sua satisfação pelo facto de a dança kizomba estar a ser já uma referência a nível internacional, apelando, no entanto, para a necessidade de os professores ensinarem a essência e não os passos mecanizados como se vê em muitas localidades.

Bernadeth Mabungo é bailarina e professora de dança. Tem no seu currículo os títulos de vencedora do concurso nacional de kizomba e do concurso internacional de kizomba 2009, realizado em Portugal.

Mentora do projecto Kizomba na Rua tem desfilado o seu perfume em palcos norte-americanos, ensinando a dança kizomba. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA