Vencedor escolhido? Conheça as últimas sondagens da campanha

(D.R)

A contagem das armas acabou, chega a hora de ir para a guerra. As últimas sondagens antes da eleição deste domingo já vislumbram um vencedor.

(D.R)
(D.R)

As eleições legislativas são este domingo, mas se fossem hoje a Coligação Portugal à Frente venceria sem maioria absoluta, segundo todas as sondagens. Confira.

Eurosondagem

O barómetro para a SIC e o Expresso dá a vitória à coligação PSD/CDS, com 37,7% das intenções de voto. PS fica em segundo lugar com 32,7%, CDU com 9,4% e Bloco de Esquerda com 6,7%.

PSD/CDS conseguem assim entre 102 e 108 deputados, PS entre 89 e 95, CDU entre 19 e 21 e Bloco entre 10 e 15.

Este é um resultado paradigmático para a Eurosondagem: até agora António Costa tinha estado sempre na dianteira neste estudo.

Universidade Católica

Nos inquéritos para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a coligação PSD/CDS alcança 38% dos votos e o PS soma 32%. CDU e Bloco têm ambos 9%.

PSD/CDS conseguem um mínimo de 94 deputados e um máximo de 114, PS entre 75 e 95, CDU entre 15 e 20 e Bloco entre 12 e 17. Livre e PAN podem não eleger deputados ou, no máximo, um.

Intercampus

A sondagem para a TVI, TSF e Público atribui 37,2% das intenções de voto à coligação PSD/CDS, seguida do PS com 32,9%. A CDU conta com 8,8% e o Bloco com 7,9%.

Com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais, os 4,3 pontos de avanço da coligação sobre o PS alcançados nesta sondagem estão ainda dentro do conceito de empate técnico.

Aximage

O estudo para o Jornal de Negócios também dá a vitória a Passos e Portas. A coligação recolhe 39,1% das preferências dos inquiridos, face a 32,5% do PS. A CDU regista 9,2% das intenções de voto e o Bloco 9%.

Dados os intervalos de confiança de cada partido, as diferenças entre a coligação PàF e o PS, e entre a CDU e o Bloco, “não são estatisticamente significativas”, diz a Aximage.

Projeção jornal Sol

Com base numa média das sondagens das últimas semana, o jornal Sol fez uma projeção que divulga hoje. A a coligação PSD/CDS alcança, segundo esta média, 41% dos votos e o PS soma 34%. CDU alcança 8% e o Bloco 5%. PDR e Livre somam entre os dois 6% das intenções de voto.

Segundo esta projeção a coligação Portugal à Frente elege 113 deputados, PS 85, CDU 15 e Bloco 13. Livre pode eleger um deputado e PDR três.

Marktest

Sem maioria absoluta alcançada em nenhuma das sondagens, aquela que em que este resultado ficou mais perto foi realizada nos dias 22, 23 e 29 de setembro pela Marktest. Aqui a coligação alcança 41% dos votos, sendo que o PS se fica pelos 29%. CDU conta 9,3% e o Bloco de Esquerda 8,7%.  (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA